UFSM celebra 63 anos com homenagem aos 20 pesquisadores mais influentes da instituição no mundo

No Salão Imembuí, na Reitoria, o reitor Luciano Schuch (a partir da esq.), a vice-reitora Martha Adaime e o ex-reitor Paulo Burmann celebraram os 63 anos da UFSMFotos: Nathália Schneider (Diário)


No dia em que completou 63 anos, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reconheceu aqueles que, a cada nova década de história, têm levado o nome da instituição para o mundo.Na manhã desta quinta-feira (14), no Salão Imembuí da Reitoria, foi realizada uma solenidade de reconhecimento aos 20 pesquisadores da instituição que estão entre os mais influentes do planeta (confira os nomes abaixo).

Eles receberam certificado e a Medalha Institucional Professor Mariano da Rocha Filho. Na ocasião, ainda ocorreu o lançamento do novo vídeo institucional da UFSM. O evento também teve a presença do ex-reitor, Paulo Burmann, pró-reitores, diretores de centro, servidores, estudantes, além dos professores homenageados e seus convidados e representantes. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

À tarde, no campus, ocorreu um momento simbólico com os "parabéns" e distribuição de um bolo, na Polifeira do Agricultor, tradicional projeto de extensão do Colégio Politécnico da UFSM. Já à noite, será apresentado o espetáculo Concertos Sinfônicos: Beatles Everywhere, uma parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Maria com a Magical Mystery Band, para um Centro de Convenções lotado.


O reitor da UFSM, Luciano Schuch


Na solenidade, o reitor da instituição, Luciano Schuch, destacou que cerca de 190 mil profissionais formados pela instituição estão espalhados pelo mundo. Ele também apontou o crescente engajamento da comunidade acadêmica em busca de uma universidade cada vez mais presente na sociedade:

– A extensão está cada vez mais pujante da universidade, com nossa participação em projetos como os Geoparques, a Incubadora Social, o Distrito Criativo. A UFSM está com um conceito 5 de excelência e todos os indicadores melhorando, mas o que faz mais diferença para nós é ver esse engajamento da comunidade, querendo uma universidade cada vez melhor. Tudo inicia na pesquisa, com um artigo, mas que vai para a comunidade levando qualidade de vida para todos. Esse é o nosso grande objetivo.

O pesquisador Rafael Noal Moresco, destaque na área de Análises Clínicas e Toxicólogicas, com a família após a homenagem


A lista dos cientistas mais influentes do mundo, que este ano conta com os 20 pesquisadores da UFSM, é divulgada todo ano pela Editora Elsevier, desenvolvida em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os dados são referentes a informações padronizadas sobre citações e diferentes índices de impacto.

Vinculado ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM, o professor Rafael Noal Moresco foi um dos pesquisadores homenageados no aniversário da UFSM.

– Estou muito feliz de estar recebendo essa homenagem porque, de certa forma, é um reconhecimento para o trabalho do grupo. Das minhas pesquisas, eu destaco principalmente os avanços na área do diagnóstico laboratorial, que tem permitido identificar doenças de uma forma cada vez mais precoce.

TRABALHO EM GRUPO

Destaque na área da Bioquímica, a professora Cristina Wayne Nogueira, atual pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa na UFSM, também recebeu o reconhecimento com muita alegria. Ela destacou que a Universidade faz parte de sua trajetória não só profissional, como familiar:

– Eu sou filha de professores universitários da UFSM, hoje aposentados da UFSM, e fiz praticamente toda a minha trajetória nessa instituição. Estudei aqui na graduação, fiz o meu curso de mestrado, saí para fazer o doutorado e depois retornei como docente. Então, a minha carreira, a minha trajetória científica enquanto professora e enquanto pesquisadora, tem uma relação muito direta com a UFSM

Professora Cristina Wayne Nogueira destacou o trabalho coletivo dos grupos de pesquisa da UFSM

A professora também ressalta que, quando se recebe um reconhecimento deste tamanho, o que está sendo reconhecido é o trabalho de um grande grupo de pesquisa.

– Estão sendo homenageados hoje, também, o professor Gilson Zene e o professor João Batista Teixeira da Rocha. Nós três fazemos parte de um mesmo grupo de pesquisa e trabalhamos na mesma temática, que está relacionada com compostos orgânicos de selênio e as suas ações tanto farmacológicas quanto toxicológicas. Importante ressaltar que, junto conosco, ao longo dessa caminhada, estão estudantes de graduação, de pós-graduação, e todos aqueles que participaram da construção desse caminho – finaliza Cristina Wayne Nogueira.


OS 20 PESQUISADORES DA UFSM HOMENAGEADOS

  • ​​Bernardo Baldisserotto
  • Cassiano Rech
  • Cristina Wayne Nogueira
  • Edson Luiz Foletto
  • Erico Marlon De Moraes Flores
  • Felipe Barreto Schuch
  • Felix Alberto Farret
  • Gabriel Kalil Rocha Pereira
  • Gilson Rogerio Zeni
  • Guilherme Luiz Dotto
  • Gustavo Brunetto
  • Humberto Pinheiro
  • João Batista Teixeira Da Rocha
  • José Miguel Reichert
  • Luiz Felipe Valandro Soares
  • Marcos Antonio Pinto Martins
  • Maria Rosa Chitolina
  • Marina Venturini Copetti
  • Paulo Cezar Bastianello Campagnol
  • Rafael Noal Moresco


UFSM EM CENA

Ao longo do ano de 2023, a TV Campus produziu o novo vídeo institucional da UFSM (confira abaixo), que foi exibido na solenidade desta quinta e depois publicado nas redes sociais da Universidade. A produção retrata a experiência de ser estudante da Universidade por meio de universitários em três momentos distintos da vida acadêmica: o “bixo”, que recém ingressou na UFSM, um estudante no meio do curso e um formando. 

Editor de imagem da TV Campus, Pedro Amaral dirigiu a produção. Ele conta que a concepção do vídeo surgiu a partir de diálogos com a gestão da UFSM, que desejava um material que mostrasse como era ser estudante na Universidade.

– Esse VT veio na intenção de ser mais publicitário, mais sensorial, emotivo e de curta duração. A TV Campus teve bastante liberdade criativa. A gestão confiou em nossa visão e permitiu que a gente executasse. Esperamos que o pessoal goste e se identifique – conta Pedro.

Para a criação do vídeo, além das etapas de pré-produção, foram necessárias 17 diárias de gravação, 11 locações internas e 6 externas. O elenco principal foi composto por três atores: Thayná Máximo, Tarso Pimentel e Maria Antonia Saccol. Todos são egressos ou estudantes do curso de Artes Cênicas da UFSM.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com poucos alunos, Escola João Link Sobrinho, no Bairro Itararé, encerrará as atividades no fim deste ano letivo Anterior

Com poucos alunos, Escola João Link Sobrinho, no Bairro Itararé, encerrará as atividades no fim deste ano letivo

UFSM completa 63 anos de fundação nesta quinta-feira com programação especial Próximo

UFSM completa 63 anos de fundação nesta quinta-feira com programação especial

Educação